Com a chegada do inverno, é comum começarmos a notar alterações na pele e também no couro cabeludo. A época de frio traz consigo mudanças na umidade do ar, aumentando assim a tendência a algumas dermatoses. 

A alteração mais comum é o ressecamento cutâneo. Essas mudanças do ambiente são percebidas no rosto, como descamação e aspereza ao toque. Já na pele do corpo, nota-se um ressecamento principalmente nos braços e nas pernas. 

Na região abaixo do joelho ocorre com frequência o que chamamos de ictiose, ou seja, formação de um ressecamento tão intenso que se assemelha a escamas de peixe, além de sintomas como coceira local.

De modo geral, é recomendável o uso de hidratantes, de preferência hipoalergênicos e sem odor, a fim de repor os lipídios e fortalecer a barreira cutânea. Recomenda-se ainda o uso de produtos de higiene sem sabão para evitar o aumento do ressecamento já estabelecido. O ideal é evitar o uso de buchas no banho e uso de água em temperaturas muito quentes. Uma dica importante é o uso de hidratante assim que saímos do banho, ainda com a pele algo úmida, potencializando seu efeito umectante.

O couro cabeludo também pode sofrer mudanças em função da chegada do inverno, podendo tornar-se sensível, com coceira e vermelhidão. Tal condição deve ser avaliada pelo seu dermatologista, que deverá orientar sobre uma rotina de cuidados mais suaves para a melhora do quadro.

No inverno é comum o aumento da dermatite seborreica, que inclui tanto a caspa do couro cabeludo, como também a descamação tipicamente localizada perto das sobrancelhas, barba e lateral do nariz. Trata-se de uma afecção frequente, principalmente entre os homens, e que demanda uma série de cuidados, como o uso de shampoos e loções adequados a essa condição. 

Portanto, cuidar da saúde é importante em qualquer época do ano, mas no inverno devemos ter nosso olhar mais focado nos cuidados com a hidratação. O desequilíbrio da umidade e as alterações na barreira da pele podem culminar em sintomas desagradáveis que devemos evitar. Entre em contato conosco para podermos avaliar sua pele individualmente e evitar essas alterações.

Deixe um comentário

Open chat