Tanto o xantelasma, quanto o siringoma são pequenos tumores benignos que costumam aparecer nas pálpebras. Ambos são relativamente frequentes e muitas vezes podem passar despercebidos.

O xantelasma se caracteriza como uma marca branco amarelada, bem delimitada, que vai crescendo num formato ovalado ao longo da pálpebra. Normalmente, o xantelasma ocorre no canto interno da pálpebra superior, mas também pode aparecer na pálpebra inferior.

Já o siringoma consiste em um tumor também benigno, decorrente do aumento do ducto de glândulas responsáveis pela produção de suor. É mais comumente observado em mulheres de pele clara e, aparentemente, está ligado a fatores genéticos. Os siringomas são pequenas pápulas, de aproximadamente 5mm, da mesma cor da pele. Tipicamente, os siringomas estão localizados nas pálpebras, porém também podem afetar a face, o tórax e o pescoço .

Como é o tratamento para os xantelasmas e siringomas?

O tratamento dessas lesões tem finalidade estética, pois ambos não apresentam riscos a quem os possui. Podem-se usar ácidos ou eletrocoagulação para queimar os xantelasmas e siringomas, mas se esses sinais forem grandes podem voltar a aparecer. O tratamento cirúrgico é o ideal para que sejam definitivamente erradicadas essas lesões. Como a pele da pálpebra é bem fininha, quase não deixa cicatriz.

Como é a recuperação após a cirurgia?

Após a cirurgia, o paciente pode voltar às suas atividades normais imediatamente. Pode haver uma dor, mas bem leve no primeiro dia. Os pontos serão retirados sete dias após a cirurgia (quando forem dados pontos, visto que no caso dos siringomas, nem sempre são necessários). É muito importante não haver exposição solar após a cirurgia para que não fiquem marcas.

Quando há detecção da alteração dos níveis de colesterol, o seu tratamento clínico é imperativo. No entanto, o fato de o colesterol estar controlado não necessariamente influencia no controle ou diminuição do xantelasma.

Esperamos por você

Fale Conosco

Rua Sete de Setembro, 92 salas 1601 e 1602
Centro | Rio de Janeiro - RJ
(21) 3852.4678 // (21) 2232.5778
WhatsApp: (21) 98585 3637
contato@clinicalidiagusmao.com.br

Fique por dentro!

Receba nossas novidades