Não há como evitarmos totalmente o aparecimento das rugas, porém com os diversos tratamentos dermatológicos disponíveis podemos diminuir muito sua intensidade ou adiá-las um pouco, de forma natural.

É importante sabermos que existem dois tipos de rugas: as rugas dinâmicas e estáticas.

As rugas dinâmicas são as linhas que se formam pela contração muscular. Na nossa face, os músculos ficam ligados na pele, permitindo que realizemos os movimentos de expressão, como sorrir, chorar ou ficarmos bravos. Como consequência destas contrações, surgem rugas em locais como na testa, entre as sobrancelhas e os pés de galinha, que são visíveis somente com o rosto em movimento.

Já as rugas estáticas são aquelas rugas permanentes, que já marcaram a pele de forma definitiva e podem ser vistas mesmo quando o rosto está em repouso. Essas rugas aparecem por consequência de anos de repetição das rugas dinâmicas. Podemos usar como semelhança uma folha de papel, que de tanto ser dobrada, acaba criando um vinco permanente.

O Botox® é um tratamento eficaz no tratamento das rugas dinâmicas e, consequentemente, na prevenção das estáticas. A toxina botulínica pode ser aplicada em vários músculos específicos da nossa face, como:

Pés de galinha

Os pés de galinha ou rugas periorbitárias são uma das primeiras a surgirem no processo do envelhecimento. Em alguns pacientes, elas já podem ser notadas por volta dos 30 anos. Elas são causadas pelas contrações repetidas do músculo orbicular da pálpebra, um músculo com formato circular ao redor dos olhos. O uso da toxina botulínica nessa região ameniza os pés de galinha e eleva a cauda da sobrancelha, abrindo mais o olhar.

Região da glabela

A aplicação na região da glabela (entre as sobrancelhas), promove o relaxamento dos músculos, que quando contraídos causam rugas profundas, verticais ou horizontais. Tais rugas costumam causar a impressão de que a pessoa está “brava” e por isso são associadas a uma expressão negativa. O tratamento dessa área é fundamental e tem como resultado uma aparência mais relaxada e evita que esse vinco se instale entre as sobrancelhas.

Região Frontal

Quando aplicado na região da testa (músculo frontal), o Botox® permite a suavização das rugas horizontais, que costumam surgir na região com o passar do tempo. Além disso, o tratamento do músculo frontal permite a elevação ou arqueamento da sobrancelha e consequentemente maior abertura do olhar.

Código de barras (rugas periorais)

Mais conhecidas como “código de barras”, essas rugas que aparecem acima e ao redor dos lábios, surgem principalmente por causa dos constantes movimentos na região.  As rugas periorais se agravam com a perda da elasticidade da pele e hábitos inadequados, como o fumo, por exemplo.

A aplicação da toxina botulínica relaxa essa musculatura, principalmente no lábio superior, melhorando o aspecto das rugas. A dose adequada é muito baixa, para que não ocorram resultados artificiais e fique bem imperceptível. Quando as rugas já estão instaladas (estáticas), esse procedimento pode ser associado ao preenchimento com ácido hialurônico para melhores resultados.

Celulite de queixo (rugas no mento)

Os furinhos no queixo que algumas pessoas têm ao falar e dão aspecto de celulite no queixo podem ser tratados com toxina botulínica. O músculo mentoniano, quando se contrai com muita força, pode deixar o queixo com aspecto retraído, prejudicando a harmonia facial. O tratamento pode ser associado ao preenchimento com ácido hialurônico, caso se tenha a necessidade de melhorar a projeção do queixo.

 

 

Esperamos por você

Fale Conosco

Rua Sete de Setembro, 92 salas 1601 e 1602
Centro | Rio de Janeiro - RJ
(21) 3852.4678 // (21) 2232.5778
WhatsApp: (21) 98585 3637
contato@clinicalidiagusmao.com.br

Fique por dentro!

Receba nossas novidades