O nariz é um órgão central na face e por isso possui papel estético de destaque. Em vista disso, pequenos detalhes no desenho como a pontinha caída ou aquela “giba” no dorso nasal costumam gerar incômodo em quem os têm. Muitas vezes, os pacientes estão incomodados, mas não sabem que essas pequenas características podem ser tratadas sem necessidade de grandes cirurgias.
Um procedimento simples e cujos resultados deixam os pacientes imediatamente satisfeitos é o preenchimento com ácido hialurônico. A aplicação é realizada no consultório do dermatologista, com anestesia local, em cremes, e o resultado é imediato e muito natural.
O preenchimento nasal com ácido hialurônico é como se fosse uma verdadeira “escultura”. Com a aplicação de pequenas quantidades de ácido hialurônico e bem aos poucos, vai-se moldando o contorno do nariz para ele ficar mais harmônico para cada tipo de face ou expectativa do paciente.
O que costumamos tratar com ácido hialurônico são geralmente pequenos detalhes, mas que muitas vezes incomodam, como a ponta, desvios no dorso nasal ou giba nasal. Este procedimento também pode ser utilizado para corrigir um procedimento cirúrgico prévio em que o resultado obtido não tenha sido o esperado.
Muitas pessoas têm a impressão de que ao se adicionar o gel de ácido hialurônico nesse procedimento, estaremos acrescentando volume ao nariz. Mas podemos fazer uma analogia ao raciocínio de um maquiador profissional, por exemplo, que destaca áreas a serem realçadas com iluminadores e esconde com maquiagens mais escuras as laterais, para que pareçam mais finas. E é isso que fazemos: uma espécie de escultura, projetando áreas que queremos realçar, como a ponta, por exemplo, e escondendo o que queremos que suavize, como a giba.
O efeito do ácido hialurônico dura cerca de um ano, pois o produto vai sendo reabsorvido pelo organismo, podendo ser repetido sempre que necessário.