Sempre reforçamos com os nossos pacientes a importância do colágeno para a pele e da sua diminuição ao longo dos anos, daí a importância da famosa poupança de colágeno.
Existem vários tipos de colágeno, ele é a proteína mais abundante do corpo humano. Na pele os mais importantes são os do tipo 1atuando como uma proteína estrutural da pele, responsável pela firmeza e elasticidade.
Se você não está familiarizado com o termo “poupança de colágeno”, funciona assim: a partir dos 30 anos, já começamos a degradar mais colágeno do que produzir. Se não fizermos nada para mudar esse quadro, a pele vai perdendo o viço, ficando mais flácida e dando aquela sensação de queda ou desabamento da face.
Para evitar essas consequências da perda de colágeno que acontecem com todo mundo, podemos fazer uma poupança, estimulando sua produção para que não haja escassez.
Fazemos isso, basicamente, através dos bioestimuladores de colágeno, como o Sculptra e o Radiesse, para promover um “estoque” ou repor o colágeno que já foi perdido.