A toxina botulínica, como o próprio nome já diz, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Essa substância é usada para relaxar os músculos causadores das rugas dinâmicas e linhas de expressão. É popularmente conhecida como Botox®, cujo nome refere-se à marca mais utilizada, que pertence ao laboratório Allergan. Porém, existem outros laboratórios que comercializam a toxina botulínica.
Para que serve a toxina botulínica?
A toxina botulínica pode tanto ser usada para fins estéticos, quanto para o tratamento de outras doenças dermatológicas e neurológicas, como enxaqueca, paralisia facial e outras. Por ser usada há muitas décadas e em várias áreas, já foi comprovado que trata-se de um tratamento muito seguro.
Como age o Botox®?
Ao ser aplicada, a toxina botulínica (Botox®) se liga a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos nervosos e relaxando a musculatura desejada. Esse processo faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão e rugas dinâmicas, deixando a aparência bastante natural.
Como é a aplicação da toxina botulínica?
A aplicação de Toxina Botulínica (Botox®) é feita de maneira simples e rápida, através de pequenas injeções em áreas estratégicas para tratar as linhas de expressão e rugas que se formam devido a movimentação dos músculos da face. A aplicação é feita com cremes anestésicos, quase indolor, no consultório do dermatologista. Os resultados são vistos entre cinco e sete dias após a aplicação e duram de quatro a seis meses, dependendo do paciente, da área tratada e da quantidade aplicada.
Quais são as orientações após a aplicação?
- Deve-se evitar exercícios físicos no dia da aplicação;
- Pode-se voltar ao trabalho normalmente após a aplicação;
- Geralmente a pele não fica com nenhuma marca após a aplicação. Em raríssimos casos, pode acontecer de ficar algum pequeno hematoma, podendo ser disfarçado com maquiagem imediatamente após a aplicação.