Todo mundo acha um lábio volumoso, como o da Angelina Jolie, super bonito, né?! Mas nem todos nós nascemos assim e tudo bem! Podemos nos conformar com nossos lábios mais fininhos, que têm o seu valor e muitas vezes são harmônicos com o restante da face. Mas, há meios de conquistar uma boca mais volumosa e linda. O preenchimento labial com ácido hialurônico é um meio simples de alcançar lábios mais próximos ao jeito que cada um gosta. É muito comum meus pacientes terem muita vontade de fazer o procedimento, mas acabarem desistindo devido a tantas dúvidas que preocupam suas mentes. Vamos aqui esclarecer as principais:
Quais as vantagens de utilizarmos o ácido hialurônico?
Muitos pacientes querem saber a vantagem do ácido hialurônico, uma vez que ele dura cerca de um ano (há quem queira que dure pra sempre!). O uso de substâncias biocompatíveis, isto é, que estão presentes e vão sendo absorvidas pelo nosso organismo, não oferece risco de rejeição. Outros tipos de preenchedores que não o acido hialurônico, podem atuar como “corpo estranho” e gerar reações alérgicas e granulomatosas.
Vou ficar com lábios muito artificiais?
Por haver vários exemplos de preenchimentos mal feitos, muitas pessoas têm medo desse procedimento. O que acontece é que há quem use preenchedores inadequados, seja pela marca ou substância. O próprio ácido hialurônico pode ser de diferentes pesos moleculares e características. O produto ideal para o lábio deve ser bem fluido e moldável e nem sempre este é o utilizado por todos.
Além do produto correto, saber preencher sem exageros, utilizando uma quantidade adequada de preenchedor para conferir volume com naturalidade não se aprende da noite para o dia. Requer técnica e prática, que somente dermatologistas com ampla experiência possuem. Os lábios podem ficar bem naturais, se essa for a sua vontade! Nada de boca de pato!
Além de aumentar o volume dos lábios, o preenchimento labial pode ajudar em outras coisas?
Outra característica do ácido hialurônico é que ao ser injetado na pele, ele atrai água para as células, hidratando a área onde foi aplicado. Assim, o preenchimento com ácido hialurônico nem sempre é para aumentar o volume, ele pode também conferir maior hidratação e viço aos lábios (chamamos de “efeito gloss”). Assim você não tem mais aquela aparência de lábios ressecados e enrugados. Outras possibilidade do procedimento são melhorar a simetria dos lábios pra quem tem lábios ou sorriso assimétrico e também melhorar a exposição da gengiva para quem tem sorriso gengival.
O procedimento vai doer muito?
O procedimento é feito após o uso de creme anestésico e o próprio preenchedor também contém anestésico na sua formulação. Sendo assim, o procedimento tende a ser bem tolerado na maioria dos casos.
O preenchimento também serve para as ruguinhas ao redor dos lábios?
Essa é uma pergunta muito comum, o famoso “código de barras” incomoda muita gente. Podemos sim usar o ácido hialurônico ao redor dos lábios para melhorar essas linhas finas.
Se tiver vontade de dar um up nos seus lábios, não hesite em procurar seu dermatologista.