O que é a Blefaroplastia?
A blefaroplastia é uma cirurgia em que se retira o excesso de pele das pálpebras associado a retirada das bolsas de gordura. Em alguns casos em que há somente flacidez da pele, pode ser feita uma cirurgia somente para remoção da pele.
Tal procedimento pode ser feito tanto na pálpebra inferior como na superior e está indicado em caso de flacidez e aumento das bolsas de gordura. A blefaroplastia pode ser considerada uma cirurgia estética, mas, em muitos casos, além de melhorar a auto-estima, pode ter impacto funcional ao melhorar a abertura ocular e o campo visual.
O procedimento diminui a aparência cansada e envelhecida e dura em média 1 hora. É realizado sob anestesia local. O resultado definitivo só pode ser percebido após 3 a 6 meses.
Após o procedimento pode ocorrer inchaço e hematomas, sendo importante evitar a exposição ao sol.
A indicação do procedimento ocorre após a avaliação criteriosa da médica especialista.
Nem todos os procedimentos realizados pelo cirurgião dermatológico são procedimentos cirúrgicos grandes. Técnicas minimamente invasivas cada vez mais fazem parte do arsenal terapêutico do dia a dia do dermatologista. Logo, um cirurgião dermatológico da SBCD pode ter foco de atuação em cirurgia dermatológica geral, oncologia cutânea e também em cosmiatria ou em procedimentos estéticos minimamente invasivos.
Quem tem indicação?
- Pessoas com flacidez excessiva nas pálpebras;
- Pessoas com excesso de pele palpebral;
- Pessoas com dificuldade de abertura ocular em função do peso das pálpebras caindo sobre os olhos;
- Pessoas com bolsa de gordura proeminentes;