O uso de brincos muito pesados repetidas vezes ao longo da vida ou alargadores grandes podem levar ao alargamento dos furos da orelha. Em casos mais graves, a consequência não é apenas um furo alargado, mas pode haver ruptura total, com a orelha ficando dividida em duas partes.
Por que é tão comum o lóbulo alargar?
O lóbulo da orelha é uma área muito sensível, fina, formada apenas por pele e gordura. Não havendo músculo e nem cartilagem, não há nenhuma sustentação. Além disso, outra causa frequente e que tornam o lóbulo da orelha ainda mais frágil são as alergias nesta região. Muitas pessoas têm alergia a bijuterias e insistem no uso de brincos inadequados e, desta maneira, estão sempre com a orelha inflamada. Ela fica mais frágil ainda e friável, podendo romper.
Como é feita a reconstrução do furo da orelha?
Lobuloplastia é a cirurgia para corrigir o lóbulo da orelha rasgado, seja total ou parcialmente. A anestesia utilizada na lobuloplastia é local, sem necessidade de sedação. A operação é bem simples, rápida e dura cerca de 40 minutos.
Primeiro, é retirada uma parte da pele em volta do furo rasgado e, em seguida, a orelha é suturada, juntando-se as duas partes. No lugar do rasgo restará uma cicatriz discreta, sendo possível o uso de brincos novamente.
Recuperação após a reconstrução do lóbulo da orelha
Após a cirurgia, a região pode ficar um pouco dolorida e inchada. Em casos raros podem surgir algumas manchas roxas. Devido à recuperação ser bem tranquila, o paciente pode voltar ao trabalho no dia seguinte.
Inicialmente, a cicatriz fica com a aparência avermelhada. Mas, com o passar dos meses, a cor se aproxima da sua pele e fica quase imperceptível. Em alguns casos em que a orelha é muito flácida e molinha, pode ser necessário associar-se à cirurgia o procedimento de preenchimento do lobo de orelha com ácido hialurônico para que ela fique mais firme, evitando assim que ela rasgue novamente.
Quando a orelha poderá ser furada novamente após a cirurgia?
Para fazer um novo furo na orelha, é preciso aguardar um mês após a cirurgia. Não é recomendável fazer o furo novo na mesma região operada. Já que a pele estará mais fina e sensível, podendo rasgar novamente
Quais são os cuidados após a cirurgia?
Após a cirurgia é muito importante evitar o uso frequente de brincos pesados, evitar dormir ou praticar atividades físicas usando brincos e sempre tratar as alergias, caso elas ocorram. Se não forem tomados esses cuidados, a orelha pode rasgar novamente.