O que é a Cirurgia Dermatológica?

A cirurgia dermatológica é a área da Dermatologia especializada em procedimentos cirúrgicos, estéticos e oncológicos realizados na pele, que têm por objetivo prevenir, restaurar e manter a saúde de sua pele, cabelo ou unhas.

Quem é o cirurgião dermatológico?

Um cirurgião dermatológico é sempre um médico com título de especialista em Dermatologia, conferido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e também da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Nem todos os procedimentos realizados pelo cirurgião dermatológico são procedimentos cirúrgicos grandes. Técnicas minimamente invasivas cada vez mais fazem parte do arsenal terapêutico do dia a dia do dermatologista. Logo, um cirurgião dermatológico da SBCD pode ter foco de atuação em cirurgia dermatológica geral, oncologia cutânea e também em cosmiatria ou em procedimentos estéticos minimamente invasivos.

Quais os segmentos da cirurgia dermatológica?
  • Tumores benignos e câncer de pele;
  • Tratamento de cicatrizes;
  • Biópsias de pele;
  • Retirada de pintas ou verrugas.
Como escolher um cirurgião dermatológico?

A escolha de um profissional qualificado é o primeiro passo para assegurar a saúde e beleza da pele, o maior órgão do corpo humano. Alguns procedimentos dermatológicos aparentam ser simples, mas podem provocar problemas sérios quando realizados por profissionais sem qualificação. Além disso, caso ocorram complicações durante o procedimento, o dermatologista dispõe dos conhecimentos necessários para tratá-las.

Ao escolher um médico dermatologista, certifique-se de que seja devidamente certificado e que possua o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), o registro que comprova que ele se especializou em uma determinada área da medicina, como a Dermatologia. Apenas médicos detentores do RQE podem se denominar especialistas. O RQE de cada médico pode ser consultado no site do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Verifique também as afiliações do médico e as entidades das quais ele faz parte. Verifique se seu dermatologista é membro da SBCD.

Quais cuidados tomar antes de se submeter a um procedimento de cirurgia dermatológica?
  • Avaliar com o médico a indicação do procedimento e esclarecer todas as suas dúvidas.
  • Perguntar ao médico sobre os eventuais riscos associados ao procedimento e como podem ser evitados.
  • Discutir suas expectativas quanto ao procedimento, lembrando que devem ser realistas, para evitar frustração ou arrependimento.
  • Informar ao médico sobre qualquer problema de saúde existente e os medicamentos que esteja tomando.
  • Registrar os cuidados pré e pós-procedimento a serem tomados e obedecer rigorosamente as recomendações do médico.
Esperamos por você

Fale Conosco

Praça Mahatma Gandhi, 2, edifício Odeon, sala 621 - Centro | RJ
Melhores formas de acesso:
Metrô - saída D (Passeio)
Em frente ao estacionamento Cinelândia
VLT: estação Cinelândia
(21) 3852.4678 // (21) 2232.5778
WhatsApp: (21) 98585 3637
contato@clinicalidiagusmao.com.br

Fique por dentro!

Receba nossas novidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!