É muito comum nos consultórios dermatológicos a queixa de unhas encravadas, também chamada de onicocriptose. Os pacientes apresentam dor e vermelhidão da área ao redor da unha e, em muitos casos, pode haver até mesmo dificuldade de andar ou de calçar sapatos. A unha encravada pode acontecer devido ao próprio formato natural da unha do indivíduo, a um fragmento de unha que agride a própria pele ou ao uso de sapatos apertados.

Outro desdobramento da onicocriptose ou unha encravada é o surgimento de carne esponjosa (granuloma piogênico) no canto da unha. Trata-se de uma lesão benigna, porém de sangramento fácil e muito incômoda e dolorosa para quem apresenta.

Algumas vezes é possível fazer o tratamento clínico dessas queixas, lançando-se mão de cremes ou medicamentos por via oral, porém, em certos casos, é necessária a abordagem cirúrgica.

A cirurgia para unha encravada é denominada matricectomia. Esse procedimento consiste na remoção parcial da fábrica da unha: a matriz ungueal. Com isso a unha irá se tornar um pouco mais estreita, uma vez que o crescimento do canto da unha que encravava de modo recorrente será impedido. Utiliza-se também um ácido que impedirá o recrescimento desse fragmento da unha encravada.

O tratamento cirúrgico é realizado no consultório médico através de anestesia local com duração de cerca de uma hora. O médico fará um curativo imediatamente após o término da cirurgia. É muito importante que o paciente evite traumas e evite calçados fechados no pós-operatório e que siga todas as orientações médicas para plena recuperação. Na maioria das vezes trata-se de um tratamento definitivo com boa recuperação, mas o paciente não costuma voltar ao trabalho imediatamente.

Após a cirurgia de unha encravada recomenda-se o uso de cuidados locais (curativo) e de antibiótico oral. Muitas vezes é necessário o uso de medicamentos para controle da dor. Além disso, a elevação do pé pode ajudar na redução do edema. A retirada dos pontos costuma ocorrer quinze dias após o procedimento. Unhas encravadas são um problema comum e extremamente incômodo que podem ser resolvidos de modo relativamente simples após a realização de matricectomia, melhorando bastante a qualidade de vida do paciente.

Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Open chat