A paralisia facial de Bell ou paralisia facial periférica é uma condição causada pela inflamação do nervo facial. Ela geralmente é unilateral, ou seja, ocorre apenas de um lado do rosto, afetando o funcionamento dos músculos deste lado e resultando em uma assimetria da face. Essa paralisia pode ter várias causas como: exposição a frio intenso, tumores, infecções, estresse ou causa desconhecida. Pode ocorrer em pessoas de ambos os sexos e, muitas vezes, em pacientes jovens, com cerca de 30 anos.

Na grande maioria das vezes, a paralisia facial é totalmente reversível com o tratamento medicamentoso e com a fisioterapia iniciada de forma precoce. Em raros casos, porém, pode ser irreversível ou deixar sequelas, causando constrangimento, prejuízos funcionais ou diminuição da autoestima em alguns pacientes.

Nesses casos irreversíveis, o uso da toxina botulínica (Botox®) tem se mostrado muito efetivo no equilíbrio da função muscular, deixando o rosto mais simétrico e, consequentemente, menos perceptível a diferença de um lado para outro.

A aplicação da toxina botulínica nesses casos é feita pelo dermatologista no consultório, após ter sido avaliada toda a dinâmica e mímica facial. São diagnosticados quais músculos estão mais hipertônicos (com mais atividade) e pequenas quantidades são aplicadas neste lado mais ativo, para que se aproxime mais da atividade do lado contralateral. Esse efeito ocorre porque a toxina botulínica atua relaxando a musculatura específica onde ela é aplicada. Fazendo a aplicação apenas de um lado, os lados que apareciam muito diferentes, podem se igualar.

O efeito da aplicação dura cerca de quatro a seis meses, porém com as repetidas aplicações, muitas vezes os pacientes vão ficando cada vez mais simétricos e em alguns casos, consegue-se regredir totalmente o quadro com o tempo.

É muito importante que antes do tratamento com a toxina botulínica, o paciente tenha sido avaliado previamente por um neurologista e discutidas todas as possibilidades terapêuticas.