O que é o Tratamento para Hiperidrose?

A hiperidrose, também conhecida como “sudorese excessiva”, pode ser definida como a sudorese que ultrapassa a necessidade de controle da temperatura corporal. É o excesso desagradável de suor, em uma ou várias partes do corpo, afetando principalmente a região das axilas, face, couro cabeludo, mãos e pés.

Existem diversas causas para hiperidrose, porém a mais comum é uma condição benigna, chamada hiperidrose primária. Esse tipo de hiperprodução de suor não possui uma causa específica e é estimulada pela emoção ou estresse intenso, não havendo necessidade de investigações médicas adicionais.  Outra causa comum são os “suores da menopausa”, quando muitas mulheres se queixam de aumento da sudorese, principalmente no couro cabeludo, durante as ondas de calor. Em casos mais raros, pode se associar a síndromes genéticas e outras causas hormonais e metabólicas que devem ser pesquisadas.

A hiperidrose pode gerar intenso impacto na qualidade de vida de alguns de seus portadores, causando constrangimento no uso de roupas coloridas ou até mesmo prejuízo no trabalho, quando o suor é nas mãos, por exemplo.

Muitas vezes os tratamentos tópicos, com cremes e soluções manipuladas ou até mesmo orais não são suficientes. A aplicação da toxina botulínica se constitui em um tratamento eficaz e evita a necessidade de cirurgias mais agressivas (como as neurológicas, por exemplo). As cirurgias podem deixar sequelas e têm recuperação muito mais lenta.

Quais regiões podem ser tratadas?
  • Couro cabeludo;
  • Axilas;
  • Mãos e pés;
  • Região genital.
Como é feito esse procedimento?

O procedimento é simples, seguro e o paciente pode retornar às suas atividades de trabalho no mesmo dia. É realizado em consultório pelo dermatologista, com anestesia tópica (em creme) ou com auxílio de gelo. O tratamento com a toxina botulínica não é definitivo, mas as reaplicações podem ser feitas, em média, a cada seis ou doze meses, dependendo da intensidade de cada caso.