Aquelas manchas amarronzadas que surgem na pele, especialmente no rosto devido à exposição solar excessiva, durante a gravidez ou por quem fez uso de anticoncepcionais por muito tempo têm tratamento. Pode-se associar os tratamentos tópicos feitos em casa com procedimentos feitos em consultório pelo seu dermatologista, como peelings clareadores, lasers e a mais moderna tecnologia de Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA).

O que é melasma? 

O melasma consiste numa dermatose muito comum, caracterizada pelo aparecimento de manchas acastanhadas e irregulares na pele, principalmente na face, como nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior. Essas manchas surgem principalmente em mulheres, após os 30 anos, devido à exposição solar excessiva, durante a gravidez ou por quem fez uso de anticoncepcionais por muito tempo.

Qual a sua causa?

A causa  do melasma ainda é desconhecida, porém gera um aumento da atividade de uma forma desorganizada  dos melanócitos (células que produzem melanina na epiderme), estimulada por hormônios ou luz. Apesar de não evoluir para uma complicação mais grave, as pessoas que o tem sofrem com graves problemas de socialização e psicológico devido seu impacto na aparência facial.

Quais são os tipos de melasma?

1) Melasma epidérmico: acontece quando a formação de melanina se instala apenas na epiderme – primeira camada da pele, que tem a função de proteger o corpo das agressões externas;
2) Melasma dérmico: neste caso, o melasma atinge a camada mais profunda da pele – a derme, localizada entre a epiderme e a hipoderme – o que torna as manchas mais difíceis de serem tratadas;
3) Melasma misto: é quando as manchas afetam tanto a epiderme, quanto a derme. 

Como tratar o melasma?

Mesmo sendo comum, o tratamento do melasma sempre foi um grande desafio para os dermatologistas em geral. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, muitas vezes tratamentos agressivos e a laser, podem até piorar o melasma. Portanto, o tratamento deve sempre ser feito por dermatologista especialista. É muito importante que o tratamento seja uma combinação do tratamento domiciliar com procedimentos em consultório.

Como prevenir o surgimento do melasma?

1) Usar filtro solar com FPS 30, no mínimo;
2) Usar o filtro solar sempre com cor para a face;
3) Barreiras físicas como chapéus e bonés contendo proteção UV;
4) Uso de antioxidantes, com orientação médica. 

Quais são as opções de tratamento em consultório?
  • Peelings químicos superficiais;
  • IPCA (Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas) mais comumente conhecido como microagulhamento;
  • Drug Delivery: introdução de substâncias através de pequenas agulhas nas camadas superficiais da pele;
  • Luz Intensa Pulsada.

Esses tratamentos são capazes de clarear as manchas gradualmente e promover uma melhora significativa na textura da pele dos pacientes.

Esperamos por você

Fale Conosco

Praça Mahatma Gandhi, 2, edifício Odeon, sala 621 - Centro | RJ
Melhores formas de acesso:
Metrô - saída D (Passeio)
Em frente ao estacionamento Cinelândia
VLT: estação Cinelândia
(21) 3852.4678 // (21) 2232.5778
WhatsApp: (21) 98585 3637
contato@clinicalidiagusmao.com.br

Fique por dentro!

Receba nossas novidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!