O que é Tricoscopia?

O diagnóstico das doenças do couro cabeludo foi revolucionado pela tricoscopia. A tricoscopia é uma evolução de um método já consagrado na dermatologia que é a Dermatoscopia. Assim como o exame das pintas da pele já faz parte da consulta dermatológica, a tricoscopia é fundamental na consulta voltada para doenças dos cabelos. Este método ajuda na identificação de alterações como perda de fios por unidade folicular, afinamento ou fragilidade dos fios, variação no diâmetro das hastes, lesões eritêmato-descamativas e inflamações ou infecções no couro cabeludo. É um exame rápido, não invasivo, indolor e indicado para pacientes de ambos os sexos e de qualquer idade. Não há necessidade de cuidados antes ou depois à sua realização.

Este exame permite a visualização ampliada e detalhada com a utilização de um equipamento chamado fotovideodermatoscópio,  ou seja, uma lente de aumento com luzes de LED, com zoom super potente — com aumentos de 20 a 30 vezes do couro cabeludo, dos óstios foliculares e das hastes dos pelos. O diagnóstico pode ser feito com ou sem luz polarizada.

Apresenta como vantagens adicionais a obtenção de imagens seriadas obtidas e a possibilidade de armazenamento das mesmas, permitindo o acompanhamento evolutivo do tratamento, se está havendo melhora e repilação no caso de queda e calvície. Destaca-se hoje como um recurso diagnóstico indispensável para a avaliação de queixas relacionadas aos cabelos, como nos casos de queda e doenças do couro cabeludo, como lúpus e alopecia areata. Ocupa ainda papel de destaque no diagnóstico inicial dos quadros de alopecia androgenética masculina e feminina (calvície). Muitas vezes a causa da queda de cabelo é difícil de ser identificada a olho nu pelo dermatologista e através desse exame podem ser elucidadas muitas dúvidas diagnósticas possibilitando que se inicie o tratamento dessas condições em fases ainda bem precoces.

Quanto antes o problema for identificado, maiores as chances de o tratamento ter resultados efetivos. Sendo assim, fica mais fácil estabilizar a perda, retardar sua progressão e até recuperar o cabelo perdido, em alguns casos. Por isso, é importante consultar um dermatologista especializado em procedimentos capilares o mais rápido possível. A perda capilar, em fase inicial, é pouco valorizada, já que é confundida com um problema apenas transitório. É fundamental não tirar conclusões precipitadas antes do diagnóstico correto.