Como é a Consulta Dermatológica?
O dermatologista é o médico que cuida da pele de todo o corpo e seus anexos (cabelos e unhas). Dentro desse cuidado são englobadas medidas de tratamento, prevenção e promoção da saúde e bem estar. Existem duas grandes vertentes da dermatologia atualmente: a dermatologia clínica, que cuida das doenças, e a dermatologia estética que cuida do embelezamento.
No âmbito da dermatologia clínica o dermatologista é capacitado para tratar de todas as afecções do tegumento, mas seu trabalho pode ir muito além disso, visto que existem diversas doenças internas e graves que podem se manifestar na pele e darem pistas do seu diagnóstico precoce. Neoplasias, doenças inflamatórias, doenças reumatológicas, dentre tantas outras, podem levantar suspeitas e devidamente investigadas através de achados na pele. Sem contar que muitas vezes a pele se apresenta como um reflexo do estado psicológico do indivíduo e dá a oportunidade de serem feitas as intervenções necessárias para a melhoria da qualidade de vida do paciente.
Já no âmbito da dermatologia estética, hoje trabalhamos com novos conceitos de rejuvenescimento, onde temos as ferramentas para restabelecer a beleza em todas as idades, devolvendo a autoestima que muitas vezes é extraída pelo tempo. Desde rotinas de produtos a procedimentos invasivos, não faltam opções para se adequar ao perfil e expectativa de cada paciente no que diz respeito à melhoria da sua aparência e ao reflexo que isso tem na autoestima e bem estar. A consulta dermatológica envolve a qualidade de vida do paciente de uma forma geral.
A consulta dermatológica se baseia na anamnese, que é a história dirigida pelo médico e no exame físico. O principal instrumento do dermatologista durante o exame físico é a sua visão mas hoje existem aparelhos que podem auxiliar seu diagnóstico, como lupas e o dermatoscópio. Portanto, na hora de ir ao dermatologista, não se sinta inibido ao ser solicitado a retirar sua vestimenta, a pele de todo o corpo é sua área de atuação.