Com a consciência ambiental e o número de adeptos à filosofia vegana em franco crescimento, cada vez mais recebemos demandas dos pacientes quanto a opções veganas e cruelty-free de produtos de beleza aqui na clínica. Esses produtos se caracterizam por não conterem ingredientes de origem animal – como mel, leite, cera de abelha, lanolina ou colágeno, por exemplo. Além disso, não podem ter sido testados em animais, o que se denomina cruelty-free e se identifica através de um selo de coelhinho que vem impresso na embalagem do produto.
Frente a essa necessidade surgiram várias marcas especializadas nesses tipos de produtos e linhas novas de marcas já conhecidas. Os cosméticos veganos vão desde os esmaltes super coloridos da NCLA até linhas de tratamento capilar completas como a Davines, marca italiana super luxuosa, e a brasileira Lolla Cosmetics.
No quesito de cuidados com a pele podemos destacar empresas nacionais como a Simple Organic e a Fefa Pimenta, além de diversas marcas internacionais como a canadense The Ordinary com seus preços convidativos, Osea, Almanati e Supergoop. A Souvie já vem sendo bastante conhecida pelo seu desodorante vegano, capaz de segurar o suor e o odor até nos climas mais quentes. Produz também um creme hidratante de face noturno chamado Ser que atua restaurando a barreira da pele e prevenindo o envelhecimento.
Um dos carros chefe da marca Lavera é seu creme de mãos. Vale destacar também o Smoothing Eye Concentrate da Juice Beauty, um anti-idade específico para a área dos olhos e o hidratante corporal da Livealoe que tem citronela na sua composição. A Biossance chega com uma linha completa de skincare com produtos apresentando antioxidantes consagrados como vitamina C e diversos óleos vegetais, como o óleo de rosa e o esqualeno para promover o rejuvenescimento facial. Dentre essas marcas, a Weleda talvez seja uma das mais populares e possui desde hidratantes corporais e labiais até sprays antissépticos.
Por fim, no âmbito das maquiagens também existem várias opções veganas disponíveis. A Simple Organic e a Face It com seus batons de alta pigmentação e fixação são marcas brasileiras que não deixam nada a desejar frente às estrangeiras. As famosas Too Faced, Urban Decay e Smashbox também não usam produtos de origem animal. Por fim, a Kat Von D Beauty e a Tarte Cosmetics são mais algumas opções no vasto universo dos pincéis.
Esse mercado de opções veganas pra tratar a pele segue sendo ampliado e impulsionado por consumidores cada vez mais exigentes e conscientes, estimulando a adaptação do dermatologista e da indústria frente a uma nova realidade de preocupação e evolução.