Com a chegada do verão, algumas dúvidas tornam-se recorrentes no consultório. Afinal, algum procedimento estético deve ser evitado no verão? Podemos usar ácidos? Como deve ser a aplicação de filtro solar?
Durante o verão não só temos os meses mais quentes e ensolarados do ano, mas também temos a intensificação de certos hábitos como idas à praia e passeios ao ar livre. Com isso as chances de expormos nossa pele a maior radiação ultravioleta aumenta significativamente quando comparado a outras estações do ano.
Quanto aos procedimentos estéticos realizados em consultórios de dermatologia, sabemos que os lasers e os peelings são os que mais requerem cuidados em relação ao sol. Isso ocorre porque eles atuam na superfície cutânea, podendo desencadear irritações e posteriormente manchas caso não façamos os cuidados pós procedimento adequadamente. Mas, atenção, isso não quer dizer que seja contraindicado realizar peelings e lasers no verão. Tudo depende dos hábitos do paciente. Caso o paciente se proteja adequadamente no dia-a-dia, usando filtro solar diariamente e evite exposição à luz solar, é possível realizá-los em qualquer época do ano. Portanto, poder realizar todo tipo de procedimento no verão dependerá muito de hábitos comportamentais individuais. Os pacientes que não tem hábito de ir à praia ou à piscina e que conseguem se proteger do sol, provavelmente poderão realizar tais procedimentos.
Quanto à rotina de skincare, vale o mesmo raciocínio. Deve-se levar em consideração os hábitos de cada um. O médico dermatologista deverá levar em conta o estilo de vida do paciente para definir uma rotina de cuidados com a pele que se adeque a cada caso e a cada estação do ano. Uma coisa é certa, o filtro solar deverá estar presente diariamente, devendo ser aplicado antes mesmo de sair de casa e reaplicado ao longo do dia enquanto durar a claridade do sol.
Caso você faça parte do grupo de pessoas que gostam de aproveitar os meses de verão para se refrescar ou passear ao ar livre, é válido ficar atento para manter a saúde da sua pele nesse contexto. Então, seguem algumas dicas para usufruir o verão com segurança:
- O filtro solar deve ser aplicado generosamente, contemplando o corpo de modo uniforme.
- O ideal é já sair de casa com o filtro já aplicado. Quando o aplicamos na praia, por exemplo, terminamos esquecendo certos lugares como os pés, já sujos de areia.
- A reaplicação é fundamental uma vez que suamos e entramos na água o que reduz a capacidade de proteção do filtro solar.
- Lembre-se que quanto maior o fator de proteção, melhor. Fatores menores do que FPS 30 não protegem a nossa pele adequadamente.
- Se for viajar já leve seu filtro na mala. Não podemos, de forma alguma, esquecer desse item fundamental para quem deseja passar um verão saudável com a família.